Quem foi Ângela Cury Zákia contada pela sua filha Maria Giselda

Ângela Cury Zákia nasceu em Baabedat - Líbano, em 1º de janeiro de 1893 e faleceu em Campinas, em 15 de janeiro de 1932. Seus pais foram Vicente Cury e Júlia Rajum Cury. Ângela teve seis irmãos: José Cury, Wady Cury, Antônio Cury, Miguel Vicente Cury, Joaquim Brito Cury e Mariquinha Cury. 

Veio para o Brasil pequenina e morou com a família em Martim Francisco, Mogi-Mirim, onde se casou. Foi residir em Itu em 1913 e em 1925, veio para Campinas com a família.

Salim E. Zákia e Ângela tiveram oito filhos: Gesil Cury Zákia, Ercília Cury Zákia, Samy Cury Zákia, Guilmer Cury Zákia, Maria Giselda Zákia Toufic, Niasi Cury Zákia, Maria Benedita Zákia Accordi e José Maria Cury Zákia.

Ângela era irmã de Miguel Vicente Cury, que foi prefeito de Campinas.

Segundo seus filhos, ela era uma pessoa alegre, prática, corajosa e arrojada para o seu tempo. Como em sua época não havia chuveiro, Ângela decidiu cortar os cabelos, assim ficaria mais fácil cuidar deles; suas cunhadas, encorajadas por ela, fizeram o mesmo. Seus netos, sempre se emocionam ao ouvir as histórias contadas sobre a vovó Ângela, uma pessoa bondosa, caridosa, prestativa e alegre.


HISTÓRICO DA ESCOLA

A EMEF Ângela Cury Zákia foi criada em resposta à demanda dos moradores da região de Nova Sousas por uma escola mais próxima, já que a única disponível na época era a Escola Estadual Dr. Thomas Alves.

Nos anos 1980, não havia transporte público que coincidisse com os horários escolares, o que tornava o acesso difícil para os estudantes que precisavam ir a pé. Em dias de chuva, o rio Atibaia transbordava, bloqueando o caminho para Sousas. A única alternativa para atravessar o rio durante as enchentes era passar pelo bairro Sorirama.

Diante dessas dificuldades, a Sra. Oraides Biguetti e suas amigas e vizinhas se mobilizaram e solicitaram ao subprefeito, Sr. Vinção, a criação de uma escola no bairro. Ele informou que, se conseguissem pelo menos 60 crianças em idade escolar, da 1ª à 4ª série, a escola poderia ser planejada para o ano de 1982.

Após essa devolutiva, elas se organizaram e foram de porta em porta com formulários, buscando coletar matrículas suficientes. E conseguiram! No ano de 1982, o que antes era um campo de futebol deu lugar à EMEF Ângela Cury Zákia.

No início, após a construção, a escola enfrentou diversas dificuldades, como a falta de recursos e estrutura, comuns em novos projetos. Porém, ao longo dos anos, com o empenho da comunidade e o trabalho dedicado de sua equipe, a EMEF Ângela Cury Zákia superou esses desafios.

Em 12 de março de 1999 foi autorizado o funcionamento do Curso Supletivo Modalidade Suplência II e desde então, a escola oferece Educação de Jovens e Adultos.

Hoje, 42 anos depois de sua fundação, a escola se consolidou e tornou-se uma referência em educação no município, sendo reconhecida pela qualidade de ensino e pelo impacto positivo na formação de seus alunos.

Moradoras que se uniram para transformar a escola em realidade: Oraides Biguetti, Maria Maziero, Clotilde Leardini, Denilze Bredariol, Gerônima Santana, Alice Lukini.

Sr. Vinção - Sub-prefeito do Distrito de Sousas

Maria Aparecida Camargo - 1ª Diretora

Orezita Carvalho e Maria - Cozinheiras

Aparecida - Funcionária da limpeza

Vicente, conhecido como Paulinho Raimundo - Vigilante noturno

Rubens Fachini - Vigilante diurno


Fonte: Arquivo da escola.

EQUIPE GESTORA, 2024

Equipe sempre pronta a atendê-los.